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Não existe estratégia perfeita que se mantenha no longo prazo sem monitorar as KPIs de Marketing Digital. Aliás, como saber se a estratégia está dando certo sem analisar os indicadores de desempenho e performance? Sem observá-las, seria apenas especulação.
Conhecer os indicadores-chave de Marketing Digital é indispensável para evitar gastos de tempo e recursos. Indo além, monitorar as KPIs proporciona tomadas de decisão mais assertivas no planejamento e execução de peças de Marketing Digital.
A seguir, entenda mais sobre a importância de mensurar resultados e confira as 10 principais KPIs de Marketing Digital para começar a analisar nas suas estratégias.
A importância das KPIs para medir resultados
Em primeiro lugar, vale ressaltar que avaliar o desempenho das estratégias de marketing já é um grande desafio. Todavia, para alcançar resultados eficientes não basta apenas ter um plano, é importante entender se ele está dando certo e quais são os pontos de melhoria.
As KPIs (Key Performance Indicator) são mecanismos que oferecem insights sobre determinada ação ou estratégia. Assim, esses insights mostram dados valiosos que, se aproveitados com inteligência, podem proporcionar uma série de vantagens ao negócio.
Com a análise das KPIs de Marketing Digital, o negócio tem a possibilidade de evitar erros e detectar gargalos de forma precisa para agir rapidamente com ações corretivas.
Da mesma forma, os indicadores ajudam a ter uma visão mais ampla sobre onde a equipe deve concentrar esforços.
Quais são as 10 principais KPIs de Marketing Digital para analisar?
Antes de conhecer as seguintes KPIs, tenha em mente que alguns indicadores são mais específicos, enquanto outros abrangem aspectos mais gerais para o negócio. Confira agora!
1- Tempo de permanência na página
Analisar o tempo de permanência na página é essencial, principalmente para negócios que investem na produção de conteúdo. Nesse sentido, esse indicador-chave informa quanto tempo o usuário permaneceu na página de um endereço na internet.
Conteúdo, visual e tempo de carregamento da página são alguns dos fatores que impactam diretamente no tempo de permanência do usuário. No geral, todo o conjunto de detalhes que forma a experiência do usuário, impacta.
A partir dos resultados da KPI de tempo de página, é possível entender melhor se uma página é atrativa o suficiente para o público.
Por outro lado, ao avaliar esse indicador-chave de desempenho, é preciso ter bom senso. Não dá para esperar que alguém demore em uma página que, a princípio, não teria tanta informação para passar.
2- Retorno sobre Investimento (ROI)
O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma das melhores KPIs para um negócio. Seja qual for o segmento da empresa, analisar o Retorno sobre Investimento se torna essencial para saber se determinado investimento realizado está dando os resultados esperados.
No Marketing Digital, o ROI pode ser analisado em ações de marketing que envolvam aplicação financeira direta ou indiretamente.
Para analisar o Retorno sobre Investimento, basta aplicar a fórmula básica do ROI:
(ganho obtido – valor total investido) / (valor total investido) = ROI
3- Menções
Como saber a relevância de uma marca na internet? Bom, uma forma simples de fazer isso é analisando as menções em diferentes canais.
As menções sobre determinado produto, por exemplo, podem ser uma excelente maneira de entender se ele está sendo bem aceito, quais as principais dúvidas e críticas dos consumidores.
Falem bem ou falem mal, o importante é saber que estão falando de você, ou melhor, da sua marca. As menções na internet geram visibilidade para o público fora da bolha, atraindo mais pessoas que podem se interessar pelo negócio. É possível fazer o monitoramento da marca por plataformas como o Google Alerts e Google Trends.
4- Taxa de cliques (Click Through Rate)
Certamente, a taxa de cliques (Click Through Rate) é uma das KPIs Marketing Digital mais conhecidas. Afinal, ela pode ser mensurada em praticamente qualquer ação.
Especialmente para realizar testes a/b e mensurar CTAs, a taxa de cliques é uma KPI altamente indicada em análises de desempenho.
Ao lançar um anúncio no ADS, por exemplo, a taxa de cliques pode dizer muita coisa sobre a eficiência da campanha. Receber muitos cliques no anúncio pode indicar que ele está tendo alcance.
Esse indicador também ajuda os profissionais de marketing a entender o comportamento do usuário, possibilitando estudar os melhores momentos e canais de envio de determinadas peças de marketing.
O cálculo da taxa de cliques é feita da seguinte maneira:
(número de cliques) / (número de visualizações) = CTR
5- Custo por Clique (CPC)
Outro importante indicador de desempenho no Marketing Digital é o Custo por Clique, o famoso CPC. Esse indicador, por sua vez, é indispensável para o planejamento de campanhas digitais.
Aliás, quem já criou ações para anunciar no Google ADS ou Facebook ADS, já deve saber o que significa essa KPI.
O custo por clique é o valor médio cobrado por cada clique gerado em um anúncio digital. Normalmente, esse valor vem atribuído à palavra-chave, englobando fatores como relevância e concorrência.
Para calcular o CPC, basta fazer:
(custo total da campanha) / (número de cliques) = CPC
6- Conversão de leads
Esse indicador de desempenho mede o número de consumidores que tomaram uma ação específica, como fazer um cadastro no site ou comprar um produto, por exemplo.
Identificando qual a taxa de conversão de leads em determinadas ações de marketing, é possível pontuar:
- Quais clientes são potenciais oportunidades;
- Quais abordagens e metodologias estão sendo eficientes;
- Quais canais que mais geram vendas;
- Quais peças de marketing estão gerando mais conversões para o negócio.
7- Fontes de tráfego
Também, entre as melhores KPIs Marketing Digital, as fontes de tráfego são indicadores excepcionais. Sendo assim, elas mapeiam de onde estão vindo as visitas para o site.
Muitos usuários acessam um site pelos resultados do Google, mas essa não é a única possibilidade. Eles também podem entrar na página por meio das redes sociais, de uma campanha de email marketing ou até mesmo pela indicação de outro site em um blog post.
Portanto, as fontes de tráfego são fundamentais para que a equipe de marketing saiba onde deve unir mais esforços e, ainda, evitar gastos com ações onde não gera resultado.
8- Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
Custo por aquisição é todo o valor que a empresa precisou investir para conseguir um novo cliente. Nesse contexto, a CPA representa uma das KPIs de Marketing Digital mais importantes quando o assunto é a saúde financeira do negócio.
Transformar prospects em clientes pode reunir inúmeros tipos de gastos (marketing, vendedores, comunicação, etc.).
Imagine que uma empresa investiu R$10.000 em uma estratégia para aquisição de novos clientes. No final, ela conseguiu 1.000 clientes. Logo, o seu CPA foi de R$10, ou seja, para cada 1 cliente, a empresa precisou investir R$10.
O cálculo para encontrar o CAC é feito da seguinte forma:
(valor total gasto para aquisição de clientes) / (total de novos clientes) = CAC
9- Número de visitas no site
O número de visitas no site é uma das KPIs Marketing Digital que mais dizem sobre o momento do negócio.
Se o site está recebendo bastante visita, talvez esteja indo bem. Em contrapartida, se a taxa no número de visitantes que entram na página está baixa, algo precisa mudar. Poucas visitas podem ser sinal de falhas no SEO do site ou por algum motivo mais específico.
Por exemplo, um site costumava postar conteúdos frequentemente na página do Blog, e de repente deixou de fazê-lo. Nessa situação, se a entrega de conteúdo atrai muitos visitantes ao domínio, consequentemente o número tende a cair com a falta dele.
Como monitorar os indicadores de desempenho
Depois de conhecer as principais KPIs de Marketing Digital, você deve estar se perguntando como fazer o monitoramento, certo?
Antes de qualquer coisa, o primeiro passo é definir as metas e objetivos. Sem saber onde quer chegar, não tem como saber o que monitorar.
Além disso, definir quais indicadores fazem sentido avaliar é imprescindível. Isso porque, apesar de muitas KPIs serem mais abrangentes – como o ROI – algumas são relevantes em situações específicas.
Um exemplo disso é a utilização da KPI Custo por Clique (CPC) que faz mais sentido em negócios que investem em anúncios nas plataformas de publicidade digital.
Com os objetivos bem claros alinhados à seleção das KPIs de Marketing Digital, então o monitoramento pode ser feito mediante ferramentas de análise e métodos de avaliação.
Ferramentas para monitorar KPIs de Marketing Digital: uso de softwares
Para acompanhar os resultados de indicadores-chave, tecnologias em ferramentas de software podem ajudá-lo no monitoramento. As mais famosas são:
- Google Analytics: que ajuda a mensurar insights de KPIs e criar relatórios referentes ao tráfego do site. Também é a mais utilizada do mundo;
- Scoro: permite a definição de métricas para análise de KPIs, além de integrar projetos, vendas, orçamentos e outros aspectos em um único dashboard;
- Semrush: oferece uma série de dados para gerenciar aspectos sobre Marketing de Conteúdo e menções;
- Baremetrics: indicada para SaaS, ela mede vários tipos de indicadores, como lifetime value, faturamentos e downgrades;
- Mixpanel: ideal para gerenciar KPIs de marketing para testes a/b e monitoramento do funil.
Como a Inside Digital pode ajudar o seu negócio a medir KPIs
A Inside Digital, Agência de Marketing Digital, dedica-se a realizar trabalhos completos em Marketing Digital e ajudar principalmente pequenos negócios.
Aqui, integramos metodologias validadas e ferramentas de alta performance para auxiliar na análise de KPIs em diferentes etapas na estratégia da empresa.
Assim, monitoramos cada passo nas ações digitais com foco em ter as melhores tomadas de decisão e alcançar os objetivos do seu negócio.
Precisa de ajuda no Marketing Digital da sua empresa? Fale conosco hoje mesmo e conheça as soluções do nosso plano estratégico.